SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Basic teacher training and emotional competences: analysis of curricular content in Brazilian universitiesIs Spinozism a Form of Libertarian Education? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MUYLAERT, Naira; BONAMINO, Alicia  and  MICARELLO, Hilda. Habilidade de leitura no ciclo de alfabetização: uma análise sobre a igualdade de conhecimento. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e187778.  Epub Apr 12, 2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187778.

À luz do conceito da igualdade de conhecimentos, este estudo analisa a variação do percentual de acertos de 7.781 estudantes do 3º ano do ensino fundamental do estado do Espírito Santo quanto a itens considerados difíceis do teste cognitivo do PAEBES-Alfa, aplicado no ano de 2014. A variação do percentual de acerto aos itens foi analisada em relação a dois grupos que foram avaliados: turmas de alto desempenho e turmas de baixo desempenho. Do conjunto de habilidades avaliadas, cinco foram analisadas quanto ao seu grau de complexidade, considerando os aspectos linguísticos envolvidos no desenvolvimento dessas habilidades. Os resultados deste estudo apontam que a variação do percentual de acerto entre as turmas é relativamente baixa, indicando que a aquisição de conhecimentos se dá de forma mais ou menos equitativa. No que concerne às habilidades mais complexas, observou-se um baixo percentual de acerto nos dois grupos de alunos. Tal resultado revela que a maioria dos alunos, tanto das turmas de baixo quanto das de alto desempenho, não consolidou a aprendizagem de habilidades mais complexas do ciclo de alfabetização.

Keywords : Avaliação de habilidades de leitura; Igualdade de Conhecimento; Desigualdades Educacionais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )