SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Formación inicial docente y competencias emocionales: análisis del contenido disciplinar en universidades brasileñasO espinosismo é uma forma de educação libertária? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

MUYLAERT, Naira; BONAMINO, Alicia  y  MICARELLO, Hilda. Habilidade de leitura no ciclo de alfabetização: uma análise sobre a igualdade de conhecimento. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e187778.  Epub 12-Abr-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187778.

À luz do conceito da igualdade de conhecimentos, este estudo analisa a variação do percentual de acertos de 7.781 estudantes do 3º ano do ensino fundamental do estado do Espírito Santo quanto a itens considerados difíceis do teste cognitivo do PAEBES-Alfa, aplicado no ano de 2014. A variação do percentual de acerto aos itens foi analisada em relação a dois grupos que foram avaliados: turmas de alto desempenho e turmas de baixo desempenho. Do conjunto de habilidades avaliadas, cinco foram analisadas quanto ao seu grau de complexidade, considerando os aspectos linguísticos envolvidos no desenvolvimento dessas habilidades. Os resultados deste estudo apontam que a variação do percentual de acerto entre as turmas é relativamente baixa, indicando que a aquisição de conhecimentos se dá de forma mais ou menos equitativa. No que concerne às habilidades mais complexas, observou-se um baixo percentual de acerto nos dois grupos de alunos. Tal resultado revela que a maioria dos alunos, tanto das turmas de baixo quanto das de alto desempenho, não consolidou a aprendizagem de habilidades mais complexas do ciclo de alfabetização.

Palabras clave : Avaliação de habilidades de leitura; Igualdade de Conhecimento; Desigualdades Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )