SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professoresEl absentismo en la enseñanza universitaria desde la perspectiva de los estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

TOFFOLI, Sônia Ferreira Lopes. Análise da qualidade de uma prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e187128.  Epub 16-Abr-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187128.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação em larga escala que exerce forte influência nas políticas educacionais, nos currículos nos diversos níveis de ensino e também no futuro dos indivíduos que estão sendo avaliados. Esses fatos evidenciam a importância de examinar as diversas variáveis envolvidas na construção, aplicação e pontuação da avaliação. Pode-se, por meio de estudos, identificar etapas do processo que não estão funcionando como esperado e também validar as etapas cujos resultados são adequados. Em ambos os casos, busca-se a melhoria dos processos a cada edição do exame. Neste estudo, foram realizadas análises dos itens da prova de matemática do Enem 2015, por meio de dois modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o logístico de três parâmetros com estudos sobre a discriminação, a dificuldade e a probabilidade de acerto casual e o modelo de resposta nominal, com estudos da dificuldade e do comportamento de cada uma das opções de resposta dos itens. Aproximadamente um terço dos itens obteve parâmetros dentro dos padrões de qualidade. Quanto à dificuldade, o item considerado o mais fácil obteve apenas 64,1% de acertos. Além disso, apenas dois itens obtiveram o parâmetro de dificuldade situado abaixo do ponto médio da escala e aproximadamente 23,4% dos participantes tiveram suas habilidades estimadas abaixo do valor correspondente ao item mais fácil na escala, indicando que essas pessoas não souberam responder a nenhum dos 45 itens. Por meio dos diversos métodos utilizados, constatou-se que a prova de matemática do Enem 2015 possui qualidade muito aquém do desejável.

Palabras clave : Avaliação em larga escala; Enem; Teoria de Resposta ao Item (TRI); Validade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )