SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Percepciones sobre la escuela democrática en Argentina y EspañaO curso de pedagogia e a universitarização do magistério no Brasil: das disputas pela formação docente à sua desprofissionalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

CORDEIRO, Jaime; FABBRI, Daniele de Moraes  e  SOUZA, Jackson de Oliveira. A circulação de referências na revista Educar em Revista e o campo educacional brasileiro (2000-2010). Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e188850.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188850.

O presente estudo examina os artigos publicados no período entre 2000 e 2010 por uma das principais revistas pedagógicas brasileiras, Educar em Revista , editada pelo Setor de Educação da UFPR. O objetivo é caracterizar o conjunto dos autores que publicam nesse periódico, suas afinidades e redes de relações, de modo a obter indícios que ajudem a configurar o atual estado do campo educacional brasileiro, cada vez mais caracterizado pela cultura da performatividade, fundada em uma intensa competição. A hipótese principal é a de que a investigação dos artigos publicados nos principais periódicos brasileiros pode oferecer elementos significativos para compreender a estruturação e a dinâmica do campo educacional na linha proposta por Bourdieu. No exame dos artigos foram mobilizados procedimentos metodológicos em que é dada uma atenção particular aos referentes externos presentes nos artigos. Também são recolhidas informações presentes nas suas referências bibliográficas, registrando-se livros, artigos de revista, teses e dissertações e outras fontes ali mencionadas. Isso completa-se pelo levantamento de informações biográficas e curriculares dos autores. No exame de Educar em Revista constatou-se uma mudança do perfil da publicação, já que ela apresentava, no intervalo entre 2000 e 2005, um forte caráter endógeno, o que foi corrigido nos últimos anos do período estudado, no sentido de maior adequação aos critérios de avaliação dos periódicos utilizados pela Capes. Percebe-se que tanto os editores quanto os autores que publicam na revista procuram se ajustar às novas características do campo, cada vez mais marcado pela performatividade e pela competição.

Palavras-chave : Imprensa pedagógica; Campo educacional; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )