SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45La noción de equipartición de fracción y sus herramientas de verificación en un contexto musicalResignificando el saber pedagógico: una mirada desde la práctica docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

NICOLAU, Manuel Caluvi  y  GONZALEZ-MONTEAGUDO, José. Formação e prática educativa de professores secundaristas de Lubango, em Angola. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e191996.  Epub 14-Mayo-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945191996.

Esta pesquisa visou a descrever e a compreender as práticas educativas e curriculares dos professores de educação moral e cívica, em escolas secundárias da cidade do Lubango, Angola. A razão da investigação reside no fato de não existirem trabalhos que fazem referência à essa temática no contexto de Angola. Esta é uma pesquisa de estudo de caso de natureza qualitativa, caráter descritivo e interpretativo, que estuda uma situação real em seu contexto cotidiano. A mesma foi realizada em escolas do ensino secundário e contou com a amostra intencional de 17 participantes. Para recolhimento, tratamento e interpretação da informação, foram utilizadas a técnica de entrevista em profundidade e a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a prática educativa é deficiente e faz recurso ao ensino tradicional e modelo transmissivo, sendo realizada por docentes que, na sua maioria, não têm a formação inicial, porque os critérios de admissão valorizam apenas as habilitações literárias. A formação contínua de que beneficiam não reflete as reais dificuldades dos docentes e é pouco notório o trabalho prestado pela administração escolar no acompanhamento das atividades escolares. Para existir boa prática educativa é fundamental investir na formação específica dos professores, na avaliação interna e externa das escolas, a fim de construírem-se mais infraestruturas escolares, apetrechá-las e atribuí-las uma boa gestão face aos desafios atuais da educação.

Palabras clave : Formação de professores; Prática educativa; Modelos de ensino-aprendizagem; Escolas secundárias; Educação moral e cívica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )