SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Entre os enunciados políticos e os corredores de liberdade nas práticas curriculares dos professoresTratamiento crítico de la información de estudiantes universitarios desde los entornos personales de aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

FONTES, Marisa Aghetoni  y  DUARTE, António Manuel. Aprendizagem de estudantes do ensino técnico brasileiro: motivos, investimento e satisfação. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e192610.  Epub 27-Ago-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945192610.

O estudo exploratório e qualitativo do qual este artigo faz um recorte teve como objetivo caracterizar a motivação para a aprendizagem de estudantes do ensino médio técnico brasileiro, no enquadramento da teoria Students’ Approaches to Learning (SAL). Participaram 20 estudantes com idades entre 16 e 18 anos, que cursavam, em 2014, o primeiro ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Rio de Janeiro, os quais foram inquiridos sobre as suas orientações motivacionais para a aprendizagem. Para a recolha dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com base em um roteiro orientado para várias dimensões da orientação motivacional, nas quais este artigo incide: Intenção (motivos pessoais da aprendizagem), Investimento (quantidade de energia normalmente empregada na aprendizagem) e Satisfação (grau usual de satisfação com a aprendizagem). As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática. Os resultados são consistentes com a imagem sobre a variação da orientação motivacional dos estudantes para a aprendizagem em geral, fornecida pela teoria SAL, ou seja, motivação instrumental, motivação intrínseca e motivação de realização. Apresenta, porém, alguma especificidade e novidade, revelada pelo aparecimento de novas subvariantes dessas orientações, assim como de um padrão degradado de motivação. Os resultados são discutidos à luz das características dos estudantes inquiridos e das particularidades do ensino técnico brasileiro.

Palabras clave : Motivação para a aprendizagem; Motivação do estudante; Ensino técnico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )