SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Critical processing of information on university students from personal learning environmentsPedagogical Support as an educational proposal for all author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

FERNANDEZ-RIVAS, María  and  ESPADA-MATEOS, María. A postura dos professores de Educação Física em relação ao trabalho cooperativo e à centralidade do aluno na experiência de aprendizagem. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e190409.  Epub May 31, 2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945190409.

O trabalho cooperativo propicia uma melhora na aprendizagem, na interação e na comunicação entre os estudantes. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar a postura dos professores de Educação Física em relação à aprendizagem cooperativa a fim de aprimorar as experiências de ensino cuja centralidade esteja no aluno. Nossa amostra inclui 455 professores de Educação Física (70,8% homens, 29,2% mulheres, cuja idade varia de 30 a 50). Foi realizada uma análise estatística inferencial, com o uso de testes distintos (ANOVA e Welch). Os resultados desta pesquisa mostram que a postura dos professores de escolas públicas é mais positiva do que a dos professores de escolas semi-privadas no que se refere ao aumento da responsabilidade (p=.002) e aos debates em grupo. Além disso, os professores de escolas públicas consideram que a aprendizagem cooperativa em seu ambiente de trabalho traz mais benefícios à comunicação em grupo (p=.000) e à coesão do trabalho grupal (p=.001) do que no ambiente de trabalho das escolas semi-privadas e privadas. Constatou-se, também, que os professores com menos experiência docente têm uma postura mais positiva em relação à aprendizagem cooperativa do que seus colegas mais experientes, pois os primeiros consideram que este método contribui para o desenvolvimento de uma série de habilidades dos alunos, tais como a interação social, o desenvolvimento de hábitos de convivência, responsabilidade e corresponsabilidade, melhores relações interpessoais, debates em grupo etc.

Keywords : Aprendizagem cooperativa; Educação física; Centralidade; Postura; Experiência docente.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )