SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Tratamiento crítico de la información de estudiantes universitarios desde los entornos personales de aprendizajeApoio Pedagógico como proposta de educação para todos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

FERNANDEZ-RIVAS, María  y  ESPADA-MATEOS, María. A postura dos professores de Educação Física em relação ao trabalho cooperativo e à centralidade do aluno na experiência de aprendizagem. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e190409.  Epub 31-Mayo-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945190409.

O trabalho cooperativo propicia uma melhora na aprendizagem, na interação e na comunicação entre os estudantes. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar a postura dos professores de Educação Física em relação à aprendizagem cooperativa a fim de aprimorar as experiências de ensino cuja centralidade esteja no aluno. Nossa amostra inclui 455 professores de Educação Física (70,8% homens, 29,2% mulheres, cuja idade varia de 30 a 50). Foi realizada uma análise estatística inferencial, com o uso de testes distintos (ANOVA e Welch). Os resultados desta pesquisa mostram que a postura dos professores de escolas públicas é mais positiva do que a dos professores de escolas semi-privadas no que se refere ao aumento da responsabilidade (p=.002) e aos debates em grupo. Além disso, os professores de escolas públicas consideram que a aprendizagem cooperativa em seu ambiente de trabalho traz mais benefícios à comunicação em grupo (p=.000) e à coesão do trabalho grupal (p=.001) do que no ambiente de trabalho das escolas semi-privadas e privadas. Constatou-se, também, que os professores com menos experiência docente têm uma postura mais positiva em relação à aprendizagem cooperativa do que seus colegas mais experientes, pois os primeiros consideram que este método contribui para o desenvolvimento de uma série de habilidades dos alunos, tais como a interação social, o desenvolvimento de hábitos de convivência, responsabilidade e corresponsabilidade, melhores relações interpessoais, debates em grupo etc.

Palabras clave : Aprendizagem cooperativa; Educação física; Centralidade; Postura; Experiência docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )