SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Concepções educativas morais de crianças e adolescentes: diálogo entre teoria do juízo moral de Piaget e teoria do domínio social de TurielOs movimentos das professoras da educação básica na constituição das políticas de gênero na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

LACERDA, Caroline Côrtes  y  SEPEL, Lenira Maria Nunes. Percepções de professores da Educação Básica sobre as teorias do currículo. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e197016.  Epub 10-Sep-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945197016.

Este artigo relata uma pesquisa sobre percepções de currículo de um grupo de 65 educadores atuando em escola pública. A importância de compreender a visão dos educadores sobre esse tema é associada à necessidade de desenvolvimento de estratégias para formação e diálogo que, baseadas no pensamento dos atores da educação, sejam úteis para as discussões que envolvem mudanças curriculares. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada por meio de um questionário de opinião sobre afirmativas relacionadas ao conceito de currículo. Os resultados demonstram que as teorias pós-críticas têm mais aceitação e que as teorias críticas foram as mais rejeitadas, embora tenham, sob alguns aspectos, grande aceitação. As teorias tradicionais tiveram o maior número de opiniões classificadas como incerteza ou indiferença, mas são reconhecidas como o elemento organizador das práticas em sala de aula. Não houve no grupo um educador que manifestasse concordância exclusiva com apenas uma das teorias. Verificou-se que as três concepções de currículo balizam as opiniões do grupo investigado. A presença simultânea de ideias que refletem concepções de currículo tão diferentes é interpretada como reflexo de um período de transformação ideológica na área educacional. Refletir e aprender sobre as teorias curriculares pode ajudar o educador a ter maior clareza sobre as concepções de currículo que orientam sua prática pedagógica e favorecer a participação crítica nas reformas educacionais.

Palabras clave : Percepções; Educadores; Currículo escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )