SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Narrativas biográficas de inmigrantes: construcción y transmisión intergeneracional de experiencias escolaresLudicidade: compreensões conceituais de pós-graduandos em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

LESSA, Bruno de Souza; SOUZA, Ana Clara Aparecida Alves de  y  LOPES, Fernando Dias. Por que a Sustentabilidade tem avançado nas Escolas de Gestão? Uma explicação sociológica. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e206670.  Epub 07-Oct-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945206670.

Este ensaio teórico tem como objetivo fornecer uma explicação sociológica para a crescente importância dos princípios e práticas da Sustentabilidade nas Escolas de Gestão. Para isso, aproxima duas perspectivas teóricas. Primeiro, sob um ponto de vista macrossociológico, emprega alguns conceitos centrais de Pierre Bourdieu e sua teoria do Estado para interpretar como os princípios e práticas relacionados à Sustentabilidade têm avançado nas Escolas de Gestão, teorizando a partir do contexto de países desenvolvidos. Segundo, muda-se o foco para uma perspectiva microssociológica para analisar como esses avanços têm ocorrido no Brasil. Nesse sentido, utiliza o aparato conceitual de Bernard Lahire e sua sociologia em escala individual. Sendo assim, este ensaio defende um duplo argumento. Por um lado, sustenta que em países desenvolvidos o Estado tem sido o protagonista para os avanços da Sustentabilidade nas Escolas de Gestão, pois é o Estado que possui os monopólios fundamentais para engendrar mudanças sociais em um nível nacional. Por outro lado, quando se volta para a realidade brasileira, argumenta que o Estado passa a ter uma participação menor nos avanços dos princípios e práticas relacionados à Sustentabilidade. Defende-se que se faz necessário mudar o foco para a importância de indivíduos-chave, que têm sido essenciais para tais avanços.

Palabras clave : Sustentabilidade; Escolas de gestão; Escolas de gestão no Brasil; Pierre Bourdieu; Bernard Lahire.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )