SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Ludicity: conceptual comprehension of graduate students in educationCriteria assumed by teachers when they argue about mathematical creativity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

GONCALVES, Carolina  and  TOMAS, Catarina. A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as). Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e211842.  Epub Oct 10, 2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945211842.

Neste artigo, propõe-se analisar as concepções de 115 estudantes que frequentam os mestrados de formação de educadores(as) de infância e professores(as) do 1° e do 2° ciclo do ensino básico, em Portugal continental, procurando perceber o que pensam e como se posicionam em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Metodologicamente, o inquérito por questionário aplicado é a referência empírica central e os resultados permitem identificar seis dimensões relativamente à PES: i) os significados atribuídos; ii) os modelos pedagógicos ou curriculares privilegiados; iii) as áreas científicas e referenciais de suporte; iv) as reflexões escritas; v) os pontos fortes e pontos fracos; e vi) as propostas de alteração à PES no atual plano de estudos. Os resultados possibilitam desenhar um retrato que é simultaneamente marcado pela cristalização – no que diz respeito aos referenciais teóricos mobilizados pelos(as) estudantes nas suas reflexões sobre a PES, à coexistência de modelos pedagógicos ou curriculares híbridos, inexistentes ou desvalorizados e à permanência do duo psicologia e pedagogia, na sua versão clássica, sem que se mobilizem outra áreas de conhecimento – e pela descristalização – no que diz respeito ao reconhecimento do lugar central que a PES ocupa na sua formação profissional, pela mobilização da fundamentação teórica que a maioria dos(as) estudantes afirma convocar aquando da realização das reflexões escritas e a estarem conscientes acerca do que precisam para um desenvolvimento efetivo da profissionalidade docente.

Keywords : Formação de educadores(as) e professores(as) do 1° e do 1° ciclo do ensino básico; Estudantes do ensino superior; Concepções; Prática de ensino supervisionada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )