SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Ludicidade: compreensões conceituais de pós-graduandos em educaçãoCriterios asumidos por profesores cuando argumentan sobre la creatividad matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

GONCALVES, Carolina  y  TOMAS, Catarina. A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as). Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e211842.  Epub 10-Oct-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945211842.

Neste artigo, propõe-se analisar as concepções de 115 estudantes que frequentam os mestrados de formação de educadores(as) de infância e professores(as) do 1° e do 2° ciclo do ensino básico, em Portugal continental, procurando perceber o que pensam e como se posicionam em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Metodologicamente, o inquérito por questionário aplicado é a referência empírica central e os resultados permitem identificar seis dimensões relativamente à PES: i) os significados atribuídos; ii) os modelos pedagógicos ou curriculares privilegiados; iii) as áreas científicas e referenciais de suporte; iv) as reflexões escritas; v) os pontos fortes e pontos fracos; e vi) as propostas de alteração à PES no atual plano de estudos. Os resultados possibilitam desenhar um retrato que é simultaneamente marcado pela cristalização – no que diz respeito aos referenciais teóricos mobilizados pelos(as) estudantes nas suas reflexões sobre a PES, à coexistência de modelos pedagógicos ou curriculares híbridos, inexistentes ou desvalorizados e à permanência do duo psicologia e pedagogia, na sua versão clássica, sem que se mobilizem outra áreas de conhecimento – e pela descristalização – no que diz respeito ao reconhecimento do lugar central que a PES ocupa na sua formação profissional, pela mobilização da fundamentação teórica que a maioria dos(as) estudantes afirma convocar aquando da realização das reflexões escritas e a estarem conscientes acerca do que precisam para um desenvolvimento efetivo da profissionalidade docente.

Palabras clave : Formação de educadores(as) e professores(as) do 1° e do 1° ciclo do ensino básico; Estudantes do ensino superior; Concepções; Prática de ensino supervisionada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )