SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45For a philosophical conception of educationWhen they cleanse with fire, what becomes of children? Abbreviated lives, brief lives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MELONI, Reginaldo Alberto  and  ALCANTARA, Wiara Rosa Rios. Materiais didático-científicos e a história do ensino de ciências naturais em São Paulo (1880-1901). Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e207546.  Epub Oct 29, 2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945207546.

O objetivo do artigo é discutir, sob uma perspectiva histórica, o ensino de ciências naturais em São Paulo, entre os anos 1880 e 1901. O estudo é desenvolvido a partir da análise dos registros de objetos científicos e materiais didáticos existentes na Escola Normal de São Paulo, no período selecionado. Nesse sentido, são apresentados os processos de circulação internacional de materiais escolares destinados ao ensino das ciências naturais, bem como as possibilidades pedagógicas e os indícios de apropriação desses objetos ocorridos naquela instituição de formação de professores. Como fontes foram investigados os ofícios e as correspondências de solicitação de compra de objetos escolares, os orçamentos, as notas de compras, os inventários de bens da escola e os manuais de ensino. O procedimento metodológico consiste em confrontar os diferentes tipos de fontes destacando quais objetos foram adquiridos, os processos comerciais e administrativos pelos quais chegaram até a escola. Interessam, também, os indícios de usos desses materiais (particularmente dos objetos destinados ao ensino de química) considerando os discursos acerca das metodologias de ensino e as propostas dos manuais de ensino. Como resultado, o trabalho propicia uma maior compreensão dos processos de circulação dos objetos para o ensino das ciências naturais e das possibilidades de uso, associadas aos discursos e às práticas pedagógicas propagadas no período.

Keywords : Cultura material escolar; Ensino de ciências; Objetos científicos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )