SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Por uma concepção filosófica da educaçãoQuando limpam com fogo, como ficam as crianças? Vidas abreviadas, vidas breves índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MELONI, Reginaldo Alberto  e  ALCANTARA, Wiara Rosa Rios. Materiais didático-científicos e a história do ensino de ciências naturais em São Paulo (1880-1901). Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e207546.  Epub 29-Out-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945207546.

O objetivo do artigo é discutir, sob uma perspectiva histórica, o ensino de ciências naturais em São Paulo, entre os anos 1880 e 1901. O estudo é desenvolvido a partir da análise dos registros de objetos científicos e materiais didáticos existentes na Escola Normal de São Paulo, no período selecionado. Nesse sentido, são apresentados os processos de circulação internacional de materiais escolares destinados ao ensino das ciências naturais, bem como as possibilidades pedagógicas e os indícios de apropriação desses objetos ocorridos naquela instituição de formação de professores. Como fontes foram investigados os ofícios e as correspondências de solicitação de compra de objetos escolares, os orçamentos, as notas de compras, os inventários de bens da escola e os manuais de ensino. O procedimento metodológico consiste em confrontar os diferentes tipos de fontes destacando quais objetos foram adquiridos, os processos comerciais e administrativos pelos quais chegaram até a escola. Interessam, também, os indícios de usos desses materiais (particularmente dos objetos destinados ao ensino de química) considerando os discursos acerca das metodologias de ensino e as propostas dos manuais de ensino. Como resultado, o trabalho propicia uma maior compreensão dos processos de circulação dos objetos para o ensino das ciências naturais e das possibilidades de uso, associadas aos discursos e às práticas pedagógicas propagadas no período.

Palavras-chave : Cultura material escolar; Ensino de ciências; Objetos científicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )