SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45When they cleanse with fire, what becomes of children? Abbreviated lives, brief livesTeacher career, remuneration and minimum wage at Municipal Education System of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

PASQUALINI, Juliana Campregher. Três teses histórico-críticas sobre o currículo escolar. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e214167.  Epub Oct 31, 2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945214167.

O presente ensaio teórico toma como objeto o currículo escolar desde o enfoque histórico-crítico. Apresentamos aqui os resultados da primeira etapa de nossa pesquisa de pós-doutoramento, que se voltou, em seu conjunto, ao problema da natureza e especificidade do currículo na educação infantil. Os achados aqui expostos resultam do esforço de delimitação teórico-conceitual da concepção geral de currículo na pedagogia histórico-crítica. Tais resultados são expostos na forma de teses, as quais foram identificadas, sistematizadas e formuladas a partir de investigação conceitual-bibliográfica de obras selecionadas do campo teórico histórico-crítico que se dedicam ao problema em tela. São apresentadas e sustentadas três teses referentes à concepção geral de currículo, as quais colocam em destaque: 1) sua dimensão política e natureza mediadora, a partir da dialética entre objetivos e meios da educação; 2) a defesa dos clássicos, pontuando a necessária clarificação desse princípio histórico-crítico visando a evitar que se lhe dispense um tratamento simplificador e abstrato; 3) a relação entre os conteúdos do currículo e os problemas postos pela prática social global, a partir do conceito metodológico de problematização.

Keywords : Currículo; Pedagogia histórico-crítica; Ensino escolar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )