SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Quando limpam com fogo, como ficam as crianças? Vidas abreviadas, vidas brevesCarreira, remuneração e piso salarial docente na rede municipal de educação de Belo Horizonte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

PASQUALINI, Juliana Campregher. Três teses histórico-críticas sobre o currículo escolar. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e214167.  Epub 31-Oct-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945214167.

O presente ensaio teórico toma como objeto o currículo escolar desde o enfoque histórico-crítico. Apresentamos aqui os resultados da primeira etapa de nossa pesquisa de pós-doutoramento, que se voltou, em seu conjunto, ao problema da natureza e especificidade do currículo na educação infantil. Os achados aqui expostos resultam do esforço de delimitação teórico-conceitual da concepção geral de currículo na pedagogia histórico-crítica. Tais resultados são expostos na forma de teses, as quais foram identificadas, sistematizadas e formuladas a partir de investigação conceitual-bibliográfica de obras selecionadas do campo teórico histórico-crítico que se dedicam ao problema em tela. São apresentadas e sustentadas três teses referentes à concepção geral de currículo, as quais colocam em destaque: 1) sua dimensão política e natureza mediadora, a partir da dialética entre objetivos e meios da educação; 2) a defesa dos clássicos, pontuando a necessária clarificação desse princípio histórico-crítico visando a evitar que se lhe dispense um tratamento simplificador e abstrato; 3) a relação entre os conteúdos do currículo e os problemas postos pela prática social global, a partir do conceito metodológico de problematização.

Palabras clave : Currículo; Pedagogia histórico-crítica; Ensino escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )