SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46“Infância maior”: linha de fuga ao governo democrático da infânciaEscuela y procesos de construcción identitaria en la niñez indígena desde los dibujos en diálogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MENDONCA, Karla J. R. de  e  PIRES, Flávia Ferreira. “A gente vinha porque queria e não porque era pressionado”: crianças e direitos de participação. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e237794.  Epub 05-Nov-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046237794.

Este trabalho versa acerca das percepções das crianças em relação à participação, enquanto direito de se envolver e transformar o contexto socioeducacional, de acordo com seus desejos, intenções e produções. Depois de situar a discussão sobre a participação enquanto direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei da Primeira Infância, apresentamos como esse processo investigativo emergiu na Escola Viva Olho do Tempo, periferia da cidade de João Pessoa – Paraíba. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa etnográfica, a partir da observação participante emergida com as crianças enquanto co-pesquisadoras, possibilitando o reconhecimento de seus movimentos emancipatórios ao buscarem garantir e reivindicar o direito à participação, ou não, naquele contexto. Objetivamos refletir a respeito de como as crianças (re)conhecem e tecem suas participações ocupando/participando nos cantos na escola, entre os acordos e conflitos, em suas relações intra e intergeracionais. Ao considerar seus tempos-espaços de afetos e aprendizagens, revelamos como os direitos das crianças são experienciados, entendidos e (re)inventados por elas. Concluímos que é no sentir de suas práticas e experiências, entre as forças e poderes que circundam suas relações, que as crianças aprendem os sentidos de como podem reivindicar, conquistar e (re)criar, em suas alteridades, o direito de participar ou não das práticas no contexto educacional.

Palavras-chave : Direitos; Crianças; Participação; Etnografia; Estatuto da Criança e do Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )