SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Transições na vida de bebês e de crianças bem pequenas no cotidiano da crecheFatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MONTA, Chiara Carla; CARRIERA, Lucia  e  BIFFI, Elisabetta. Convenção das Nações Unidas sobre Direitos da Criança: marco para reflexão sobre infância e democracia. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e239004.  Epub 15-Dez-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046239004.

O presente artigo objetiva realizar uma reflexão pedagógica sobre os significados de infância e democracria ao longo dos tempos, considerando a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CNUDC) como um marco no pensamento destes conceitos, pensando-os, especificamente, como ponto culminante, ponto de virada e ponto de partida. A infância é uma construção sociocultural que se origina de um movimento duplo: a construção adulta da infância por meio de educação e política e a maneira como as crianças de carne e osso participam do cotidiano de suas famílias e comunidades, contribuindo para definir o que uma criança pode fazer. A primeira seção do artigo explora o movimento duplo mencionado da Idade Média ao século XX, preparando as bases para o desenvolvimento da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança em 1989, que liderou uma mudança no modo como a infância é concebida, uma mudança que tem suas raízes no reconhecimento do que as crianças de carne e osso estavam fazendo e sendo ‘silenciosamente’ por eras, por isso é um ponto culminante nesse sentido. O artigo, então, aprofunda a análise da CNUDC, concentrando-se especificamente em como os direitos de participação oferecem uma perspectiva específica sobre democracia, compreendida como um modo de vida que precisa ser aprendido também pelas crianças. O artigo finaliza com uma reflexão sobre o futuro da democracia visto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a qual se baseia na própria CNUDC.

Palavras-chave : CNUDC; Infância; Democracia; Participação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )