SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46O conceito gramsciano de Estado Integral em pesquisas sobre políticas educacionaisLivros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

LOPES, José de Sousa Miguel. A poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil: um estudo comparativo. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e215302.  Epub 19-Fev-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046215302.

Neste texto será feita uma análise a respeito do modo como se configuram as representações dos professores em relação às poesias presentes nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil, procurando compreender as práticas de escolarização da leitura do texto poético e a sua importância para a formação dos jovens. A pesquisa é de caráter qualitativo. Foram analisados textos poéticos em quatro livros didáticos de português (dois de Moçambique e dois do Brasil). Entre os vários aspectos, tomaram-se em conta representações sociais que poderiam emergir nos livros didáticos. Para além da pesquisa bibliográfica, foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas com 16 professores, sendo oito pertencentes a quatro escolas de Moçambique e oito pertencentes a quatro escolas do Brasil. O objetivo era compreender a importância que os professores atribuem à poesia e como realizam o trabalho poético com seus alunos. A despeito do fenômeno da globalização, que estilhaça as fronteiras nacionais, o nacional continua a induzir a formação de narrativas (neste caso, poéticas), com o fim de ser ele o gerador da identidade oficial. Considerando o fato de os livros didáticos se constituírem em um instrumento que dá visibilidade a práticas de letramento e a modos de ler os textos por elas instituídos, espera-se que esta pesquisa contribua para que a poesia não seja apenas um elemento importante na formação de professores e alunos, mas que possa também contribuir para a reflexão acerca da formação dos leitores.

Palavras-chave : Poesia; Livros didáticos de português; Moçambique; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )