SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46The teaching of robotics in computer recycling centers: discursive constructions of technological disobedienceDigital technologies in successful academic itineraries of Higher Education non-traditional students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos  and  MOROSINI, Marília Costa. Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e216262.  Epub Mar 06, 2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216262.

Competências interculturais na educação superior, em especial brasileira, constitui um tema incipiente apesar de sua importância longínqua e de ser um espaço indiscutivelmente composto de um rico arcabouço cultural. Ambiente com a predominância da perspectiva funcional da interculturalidade (CANDAU, 2012; WALSH, 2009), ainda carece de reflexões acerca do desenvolvimento de saberes sobre as temáticas que a permeiam. Este artigo buscou uma interlocução conceitual acerca de competências interculturais na educação superior, a partir de uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa e exploratória, apropriando-se das principais publicações nacionais e internacionais a respeito do tema. A reflexão conceitual partiu de discussões acerca de competências e interculturalidade , bem como a junção dos dois construtos (competências interculturais) na educação superior. Portanto, foi possível realizar uma releitura com base nos conceitos de competências na ótica de inputs (corrente predominante norte-americana com ênfase no conjunto de características do sujeito) e outputs (corrente predominante europeia com foco nos resultados) e da interculturalidade (interação entre culturas) com concepção de classificação como relacional, funcional e crítica de Walsh (2009). Entende-se que a partir desta pesquisa sejam incitadas novas discussões e olhares acerca do tema, bem como estudos empíricos que venham agregar os resultados aqui apresentados, além de incentivar a busca por didáticas a serem implementadas que visam ao desenvolvimento de competências interculturais na Educação Superior.

Keywords : Competências interculturais; Competências; Interculturalidade; Educação superior.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )