SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Tirando o máximo partido da educação privada: construção de laços e significados em uma escola de elite em PortugalAprendizaje y literacidad fuera de la escuela en la era digital: aproximaciones desde la ruralidad índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

VIEIRA, Karina Sales. Relação com o saber: um estudo com universitários ingressantes em uma instituição privada. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e214213.  Epub 19-Mar-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214213.

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que buscou compreender a relação com o saber acadêmico de estudantes universitários de uma instituição privada de educação superior. O campo da pesquisa foi o Centro Universitário AGES (UniAGES) localizado no estado da Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram 170 estudantes de primeiro e segundo período que ingressaram na educação superior mediante o auxílio de programas governamentais, tais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) e mesmo o implementado pela Instituição, o Programa de Acolhimento (ProVIDA). A coleta de dados foi realizada a partir do balanço de saber, instrumento proposto por Bernard Charlot que consiste no processo da produção de um texto a respeito das aprendizagens do sujeito. Primeiramente, o artigo apresenta os eixos teóricos, seguidos da análise das aprendizagens evocadas pelos estudantes, após é discutido com quem os estudantes dizem ter aprendido, a preponderância das aprendizagens intelectuais e acadêmicas e, por fim, os projetos que elaboram para o futuro. Conclui-se que a relação com o saber dos sujeitos da pesquisa está ligada à valorização das aprendizagens intelectuais e acadêmicas como promessa de uma vida melhor. Trata-se do elemento de mobilização para entrar na universidade e, por almejarem a inserção no mercado de trabalho em uma sociedade especializada, não é incomum a preponderância apresentada para o tipo de aprendizado indicado com veemência.

Palavras-chave : Relação com o saber; Educação Superior Privada; Acadêmicos bolsistas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )