SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Estudio de caso como estrategia para el desarrollo de la argumentación en docentes en formaciónLa urdiembre en la enseñanza: expresiones articuladoras de contenido en la interacción profesor-estudiante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

STEFENON, Daniel Luiz  e  CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e216270.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216270.

Ao considerar que a avaliação das aprendizagens tem um papel importante na gestão e na promoção do desenvolvimento intelectual dos estudantes, este trabalho busca apresentar e discutir esse papel a partir do viés dos conhecimentos veiculados pelos discursos pedagógicos em diferentes contextos de realização. Em outras palavras, pretende-se refletir acerca da avaliação a partir de suas implicações no âmbito curricular e na construção dos conhecimentos na escola. Além de produções de autores que pensam o conhecimento na escola a partir de sua conexão com fatores que lhe são extrínsecos, ou seja, com o conjunto das contradições sociais que caracterizam os espaços de vivência dos sujeitos que a frequentam, serão também trazidas para o debate reflexões que resultaram de uma pesquisa de doutorado que explorou a relação entre a recontextualização dos saberes disciplinares em diferentes contextos escolares e a (re)produção das desigualdades educacionais. O texto demonstra que a definição dos critérios de avaliação incide sobre a conformação dos currículos que se realizam, efetivamente, na escola. Além disso, as expectativas de futuro compartilhadas e o contexto primário de socialização dos estudantes também demonstram potencial de interferência sobre as escolhas realizadas pelo professor no encaminhamento de suas práticas. Por fim, propõe-se uma perspectiva de avaliação em que parâmetros e critérios tenham caráter explícito, mas que sejam conduzidos a partir de diferentes canais e linguagens de comunicação. A partir disso, espera-se contribuir na construção de fundamentos de uma escola que esteja atenta tanto ao reconhecimento e valorização das diferenças, como também à mitigação das desigualdades de acesso aos conhecimentos social e historicamente produzidos.

Palavras-chave : Avaliação; Currículo; Conhecimento escolar; Ensino de geografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )