SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gênerosEl uso de softwares para identificar plagio en textos académicos y educacionales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MOURAO, Arminda Raquel Botelho  e  CASTRO, Tânia Mara de Souza. A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e216585.  Epub 25-Maio-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216585.

O artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou analisar a representação social de tecnologia, entre formadores e cursistas, no Núcleo de Tecnologia Educacional em Manaus/AM, bem como suas implicações na formação docente e nos processos de implementação das políticas de inserção da tecnologia no trabalho docente na Amazônia. Destacam-se algumas reflexões acerca da relação entre educação, tecnologia, formação e trabalho docente, considerando sua importância na práxis educativa de educadores (as) da região. Ademais, discutem-se o papel das políticas de incorporação da tecnologia ao trabalho docente e suas implicações na formação de professores. Nesse sentido, foi realizado um estudo empírico fundamentado na Teoria da Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Para tanto, na coleta de dados, foram entrevistados 70 professores participantes do processo de implantação dos Núcleos de Tecnologias Municipais-NTM’s no Estado do Amazonas e foram utilizados os seguintes procedimentos e técnicas: observação sistemática, registro e entrevista semiestruturada, técnicas de associação livre, análise de conteúdo, além dos pressupostos epistemológicos da teoria do habitus de Bourdieu. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas). Entre as implicações dessas representações na formação docente, destacam-se: a modificação e apreensão das produções simbólicas em torno do objeto tecnologia, embora seus sentidos estejam desconectados das especificidades da região amazônica.

Palavras-chave : Trabalho docente; Tecnologia; Representação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )