SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46La acogida de la vulnerabilidad de la infancia: la responsabilidad ética-pedagógica en la escuelaPráticas corporais na formação continuada de professoras: sentidos da experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

VIEIRA, Marina Helena Pereira; FONTES, Andréa Regina Martins; GEMMA, Sandra Francisca Bezerra  e  MONTEDO, Uiara Bandineli. Produtivismo na pós-graduação na perspectiva da ergonomia da atividade. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e220223.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046220223.

O objetivo deste artigo é analisar a atividade de trabalho docente de nível superior, identificando os constrangimentos a que os profissionais dessa categoria estão submetidos, devido, especialmente, ao sistema de avaliação da produção intelectual atrelado aos programas de pós-graduação. Foram estudadas as atividades do corpo docente que atua no departamento de Engenharia de Produção (EP) de uma universidade pública federal, no interior do estado de São Paulo. A escolha dessa temática considera que o trabalho docente passou a ter nova lógica nas rotinas acadêmicas, baseada na aceleração e intensificação de atividades e no estímulo à produtividade, que reproduz no âmbito universitário as características próprias do trabalho flexível. Quanto ao delineamento metodológico, esta pesquisa é classificada como descritiva, de abordagem qualitativa, complementada pela aplicação de um estudo de caso único, delineado pela abordagem metodológica da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Os resultados mostram que os docentes que atuam no programa de pós-graduação da instituição selecionada estão submetidos a constrangimentos e experimentam sentimento de frustração devido às cobranças por publicação em detrimento de outras atividades que consideram ter mais sentido e propósito. Parte dos docentes considera a avaliação da produção intelectual um processo opressivo e motivador de um produtivismo sem retorno, que não traduz o desempenho de um bom professor no exercício de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave : Análise ergonômica do trabalho; Pós-graduação; Trabalho docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )