SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Body practices in continuing teacher education: meanings of experienceMusic education for the deaf: characteristics, barriers and successful practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

ANDRADE, Larizza Bergui de  and  LAMAS, Nadja de Carvalho. Educação patrimonial no ensino formal: consciência e participação cidadã. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e219255.  Epub June 10, 2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046219255.

O artigo decorre de uma pesquisa qualitativa sobre as pinturas murais do artista plástico Luiz Carlos da Silva, conhecido como Luiz Si, em 21 escolas municipais de Joinville, realizadas durante processo educacional previsto no projeto O Artista na Educação, idealizado e executado pelo próprio artista, entre os anos de 1996 a 2009. As pinturas, de grande porte, destacam-se em seu valor representativo por incluir às paisagens figuras que referenciam a cultura local. Seu valor representativo também diz respeito à ação socioeducativa promovida pelo artista, que objetivava dar acessibilidade às artes para comunidades periféricas. A situação material em que os murais se encontram na atualidade revela questões referentes ao patrimônio cultural e ao entendimento que as comunidades escolares têm sobre o seu valor, os conceitos que os envolvem e sua legitimação. Indicam também a falta de consciência dos indivíduos sociais no que diz respeito aos valores culturais que as manifestações populares representam na construção da cultura local e do país, cuja participação torna-se fundamental na legitimação do bem cultural que revela sua identidade e suas memórias, de acordo com os estudos atuais referentes ao patrimônio cultural. A pesquisa trabalhou com base teórica, levantamento e análise documental, investigação de campo e entrevistas com pessoas envolvidas no projeto do artista.

Keywords : Educação patrimonial; Arte; Patrimônio cultural; Pinturas murais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )