SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46The Chilean student movement of 2011 and the educational logic behind its criticism to neoliberalismAnti-gender discourse and LGBT and feminist agendas in state-level education plans: tensions and disputes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

ROCHA, Ana Angelita  and  MEDEIROS, Ricardo Scofano. Currículo e espaço – uma conversa por se fazer?. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e219733.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046219733.

As páginas a seguir ensaiam uma cartografia (múltipla, nas inspirações de Doreen Massey (2004) e Deleuze; Guattari (2011)) propondo traçar possíveis associações entre currículo e espaço. A intenção deste artigo é especular que, ao campo curricular, importa o ato de espacializar a relação entre currículo e conhecimento. Tal objetivo implica um projeto de interrogar um pretenso conhecimento universal, sem que, necessariamente, a categoria conhecimento seja desprezada como um todo. Por esse motivo, a argumentação, a partir de teóricos do currículo e da geografia, permite perceber um encontro entre a epistemologia, a ontologia e o espaço. Contudo, nossa hipótese é a de que o campo curricular pouco se dedica ao debate espacial, ainda que seja uma categoria analítica emergente nos seus estudos. Embora haja uma leitura de teóricos do espaço, suspeitamos que tenham sido conversas interditadas. Não obstante, nossa leitura permite vislumbrar uma convergência que parece indicar o espaço como uma categoria ontológica do currículo. Tais movimentos foram disparados por uma pergunta que guia o texto em seus desdobramentos: o que pode a composição currículo e espaço?

Keywords : Teorias de currículo; Espaço; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )