SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no BrasilBolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SILVA, Virginia Roters da  e  LORENZETTI, Leonir. A alfabetização científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e222995.  Epub 05-Nov-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046222995.

O artigo analisa as contribuições de uma sequência didática acerca da água na promoção da alfabetização científica nos anos iniciais. Uma pesquisa de intervenção pedagógica foi desenvolvida com 24 alunos do ensino fundamental I de uma escola pública de Araucária/PR, durante o segundo semestre de 2016, a qual envolveu a implementação de uma sequência didática com base nos três momentos pedagógicos e a elaboração de mapas conceituais. Uma entrevista semiestruturada foi realizada com os alunos, utilizando os mapas conceituais construídos como base, para que pudessem explicitar os conhecimentos adquiridos durante a sequência didática, subsidiando a análise da presença de indicadores de alfabetização científica. Os resultados apontaram que a implementação da sequência didática concretizou as habilidades necessárias para ser alfabetizado cientificamente, de modo a evidenciar que a escola tem o importante papel de possibilitar o acesso ao conhecimento científico, sendo fundamental que proporcione um processo formativo desde a tenra idade, visando a formar cidadãos críticos e conscientes, que compreendam a linguagem científica e saibam utilizá-la mais ativamente na sociedade. Constatamos que a sequência didática desenvolveu habilidades necessárias para a promoção da alfabetização científica na medida em que propiciou aos alunos a vivência de situações em que eles tiveram de se posicionar, ao colocar em xeque suas concepções prévias acerca das temáticas estudadas, demonstraram a apropriação de diversos conceitos científicos, evidenciando a construção do conhecimento. Para que o aluno se torne um cidadão crítico, consciente perante a sociedade e que assuma uma posição frente a processos e inovações que o afetam diariamente, fazem-se necessárias novas ações e recursos didáticos que auxiliem no incremento da alfabetização científica.

Palavras-chave : Alfabetização científica; Mapas conceituais; Ensino fundamental I.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )