SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Scientific literacy in the early years: indicators evidenced by a didactic sequenceAttitudes of elementary school teachers towards inclusive education in Ecuador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

CASTIONI, Remi; MELO, Adriana Almeida Sales de  and  AFONSO, Maria da Conceição Lima. Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e221210.  Epub Nov 09, 2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046221210.

Este trabalho discute a possível correspondência entre a produção do conhecimento no âmbito dos programas de pós-graduação em educação e sua contribuição para a melhoria da Educação Básica no Brasil, por meio do estímulo à pesquisa realizada pelas agências de fomento, em particular o CNPq – por intermédio da Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ). Buscou ainda comparar o processo de concessão de apoio a projetos individuais de pesquisa no Brasil e possíveis simetrias com projetos apoiados pela União Europeia. Todas essas ações visam a demonstrar como a área de Educação tem se posicionado no âmbito da produção científica do Brasil, em termos de números absolutos e categorização temática, e como todos esses fatores podem influenciar, ou já o fazem, no processo de melhoria da Educação Básica. Os dados foram coletados a partir dos ambientes, site de Investimentos do CNPq em C&T, da Plataforma Lattes e da avaliação da CAPES. Após a coleta de dados foi feita a categorização dos projetos. Dentre os resultados observa-se uma concentração dos que recebem Bolsas PQ, assim como da produção científica dos bolsistas PQ, nas regiões Sudeste e Sul. Com relação à tentativa inicial de categorizar os projetos de pesquisa da área de Educação do CNPq relacionando-os com as Bolsas PQ, observou-se grande valorização dos temas que dão continuidade aos aspectos conceituais das dissertações e teses de seus pesquisadores e das orientações que conduzem. No contexto da Educação Básica, houve grande abrangência temática de assuntos, que vão desde a docência até comparativos internacionais.

Keywords : Educação Superior; Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ); Educação Básica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )