SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Ethics and body: the silenced relationshipHow recognized do beginning teachers feel as an authority and what factors do they attribute to it? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

GROCHOSKA, Marcia Andreia  and  GOUVEIA, Andréa Barbosa. Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e219060.  Epub Nov 17, 2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046219060.

O artigo parte da definição do conceito de valorização docente articulada à qualidade de ensino e à qualidade de vida dos professores. Dedica-se a problematizar, especificamente, a segunda dimensão, tomando a carreira a partir da percepção dos professores acerca da valorização profissional e da qualidade de vida em duas redes municipais de ensino do Estado do Paraná: Piraquara e São José dos Pinhais (PR). Trata-se de estudo de dois casos em municípios com diferentes contextos econômicos, um com maior aporte de recursos para educação e outro com menor. O estudo compõe-se de análise documental dos Planos de Carreira e Remuneração e de um survey a respeito da percepção dos professores acerca das condições de sua carreira e qualidade de vida. Destaca-se que o survey contou com uma amostra estatisticamente significativa de professores em cada rede municipal. Entre as conclusões, confirma-se que a percepção acerca da valorização docente está relacionada a avanços remuneratórios, valorização das titulações, significativo vencimento inicial e condições de trabalho, dando destaque ao número de alunos atendidos. Como elemento novo, evidencia-se a necessidade de a política de valorização sustentar-se em clareza, objetividade e agilidade dos procedimentos de carreira como condições de segurança e previsibilidade para a construção da percepção de condições de qualidade de vida.

Keywords : Políticas educacionais; Valorização docente; Carreira e Qualidade de vida dos professores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )