SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46¿Cuán reconocidos como autoridad se sienten los profesores principiantes y a qué factores lo atribuyen?Análise dos cursos de licenciatura da Rede Federal utilizando mineração de dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

PEREZ, Olívia Cristina  e  SOUZA, Bruno Mello. Coletivos universitários e o discurso de afastamento da política parlamentar. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e217820.  Epub 26-Nov-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217820.

O primeiro objetivo do trabalho é apresentar dados e o discurso dos coletivos universitários. Para tanto, foram realizadas dezesseis entrevistas qualitativas com todos os coletivos universitários da cidade de Teresina/PI, bem como análises das postagens de 170 coletivos universitários brasileiros com páginas na rede social digital Facebook. Após a análise crítica desses dados, problematizam-se a autonomia e as novidades dos coletivos, por vezes reclamadas por eles, por vezes atribuídas pela literatura. Os resultados empíricos mostram um distanciamento discursivo dos coletivos em relação à política partidária e parlamentar. Para entender tais discursos, o trabalho retoma dados do Latinobarômetro acerca da confiança no Congresso e nos partidos entre jovens estudantes brasileiros. A fim de se entender o aumento da desconfiança na política estatal, foram retomadas reflexões acerca das consequências do capitalismo neoliberal. As reflexões apresentadas permitem avançar na compreensão dos discursos de jovens universitários envolvidos em organizações políticas, sem perder de vista a relação desses posicionamentos com contextos sociais e teóricos mais amplos.

Palavras-chave : Coletivos; Movimentos Sociais; Juventude; Participação Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )