SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46La empatía docente en educación preescolar: un estudio con educadores mexicanosCrianças e seus diagnósticos no cenário da educação inclusiva: a perspectiva de mães e professoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

BESSA, José Cezinaldo Rocha. Uma análise de orientações sobre revisão e reescrita de textos científicos no universo digital. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e225576.  Epub 09-Dez-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046225576.

Ao considerar o amplo alcance e a facilidade do acesso que o universo digital possibilita na propagação de ideias e conteúdos, bem como a necessidade de examinar a credibilidade e a qualidade de conteúdos com viés educativo e/ou instrutivo que são veiculados nas práticas comunicativas desse universo, este trabalho investiga o tratamento dado à revisão e à reescrita de textos científicos em sites e blogs nacionais que abordam a escrita acadêmico-científica. Fundamentado em trabalhos situados dentro de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem articulada ao ensino da produção textual (GERALDI, 1997; ANTUNES, 2003; GARCEZ, 2010; SUASSUNA, 2011) e em estudos que abordam a escrita de textos acadêmico-científicos (RUSSEL, 2009; NAVARRO, 2014; CARLINO, 2017), este artigo realiza uma análise de natureza interpretativa e de base qualitativa de um corpus constituído por 40 textos com conteúdo a respeito da produção de artigos científicos e monografias coletados em sites e blogs como enago, Ciência prática, Lendo.org, Monografia urgente e TCC pronto. A análise aponta que a maioria dos sites e blogs investigados contemplam, de maneira precária e restrita, aspectos implicados na prática de escrever e reescrever textos científicos, contribuindo, assim, para produzir uma imagem fragmentada do que é efetivamente a atividade de produção de textos acadêmico-científicos.

Palavras-chave : Revisão e reescrita; Ensino; Escrita acadêmico-científica; Universo digital; Blogs e sites.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )