SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Between curricula reforms and pedagogical practices: Ursula Hoadley and the “pedagogy in poverty” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SILVA, Maria Vieira  and  CAMPOS, Maria Veranilda Mota. Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e202147002001.  Epub Nov 08, 2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147002001.

Paulo Freire e Henry Giroux, autores de teorizações densas e originais, referências para a educação ao longo de décadas, ressignificam conceitos para tonificar a Pedagogia Crítica e sedimentar relações democráticas no ato educativo. No contexto do centenário de Paulo Freire, a presente entrevista proporciona o encontro entre esses dois grandes intelectuais, atados por uma afinidade epistemológica nutrida por uma longa e sólida amizade. Mediante memórias e olhares interpretativos a respeito da teoria freireana, Giroux reconhece a importância do legado de Paulo Freire e reafirma a relevância política e pedagógica de sua teoria como dimensão crucial para a democratização da escola e da sociedade.

Keywords : Teoria freireana; Pedagogia crítica; Democratização da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )