SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Critical pedagogy and the legacy of Paulo Freire for the democratisation of education: interview with Henry GirouxEnacting speech and conquering free time: an interview with Jacques Rancière author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção  and  CARVALHO, Maurício Braz de. Entre reformas curriculares e práticas pedagógicas: Ursula Hoadley e a “pedagogia na pobreza”. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e202147002002.  Epub Nov 08, 2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147002002.

Nesta entrevista, Ursula Hoadley, docente e pesquisadora da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, discute algumas das ideias que desenvolve em seu livro Pedagogia na pobreza: lições de vinte anos de reformas curriculares na África do Sul, bem como salienta a potência explicativa da teoria de Basil Bernstein, sua principal referência nesta e em outras investigações no contexto sul-africano. A entrevistada comenta seus principais achados nessa pesquisa, que possibilitou descrever e analisar práticas docentes desenvolvidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, frente a um movimento de vinte anos de reformas curriculares, no contexto anterior e posterior ao apartheid. Suas reflexões não perdem de vista as especificidades de seu país, mas situam as reformas curriculares estudadas no cenário mais amplo de mudanças em países em desenvolvimento, o que as torna especialmente interessantes para os debates sobre o currículo da educação básica no Brasil.

Keywords : Reformas curriculares; Práticas docentes; Educação básica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )