SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47A produção acadêmica de mulheres professoras no campo do saber teológico: sujeição ou subjetivação ética?Investigaciones sobre los efectos de la neoliberalización de la educación superior pública en América Latina1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SILVA, Messias Furtado da; DINIZ, Renato Eugênio da Silva  e  ALENCAR, Joelma Cristina Parente Monteiro. A questão da cidadania sob o olhar dos indígenas na Terra Indígena Cobra Grande, Santarém/PA. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e226019.  Epub 01-Mar-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147226019.

Este artigo discute a questão da cidadania sob o olhar de indígenas da Terra Indígena Cobra Grande (TICG) que participam de um curso de formação de professores. A questão investigada é como indígenas, bastante transpassados pela cultura do kariwa, e tendo de a todo instante lutar por seus direitos, inclusive o de permanecer indígena, veem a questão da cidadania. O objetivo do estudo foi identificar o que os indígenas da TICG entendem pela palavra cidadania e como percebem o exercício da mesma no dia a dia das aldeias. Metodologicamente a pesquisa se encaixa como estudo de caso do tipo etnográfico em educação, sem, no entanto, se reduzir totalmente ao método, pois investigamos, a partir de um processo participativo no qual os interlocutores foram também pesquisadores. O processo de pesquisa envolveu discussões preliminares, elaboração, aplicação e avaliação de projetos de ação e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que os indígenas estão preocupados com o impacto do contato dos indígenas da TICG com a cultura do kariwa e as consequências deste contato para a forma de ser e viver indígena. A pesquisa revelou ainda que eles têm consciência de seus direitos e entendem a cidadania tanto no binômio direito-dever, quanto como instrumento de luta pela preservação da cultura e tradições das aldeias.

Palavras-chave : Povos indígenas; Cidadania; Vida em comunidade; Preservação da cultura e tradições.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )