SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Researches on the effects of neoliberalization of public higher education in Latin AmericaRetextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

ALMEIDA, Marta. Fatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e220814.  Epub Mar 10, 2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147220814.

O artigo centra-se no estudo dos processos de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior, em particular no que diz respeito à vertente de ensino. Visando a captar diferentes perfis de orientação pedagógica num grupo de docentes de três escolas superiores de educação da zona geográfica de Lisboa e Vale do Tejo em Portugal e, simultaneamente, perceber que fatores (endógenos e exógenos) contribuem para um maior afastamento ou uma maior aproximação a um perfil pedagógico orientado para a aprendizagem, a pesquisa partiu de entrevistas e de revisão bibliográfica para construir um questionário com três escalas, a saber: níveis de implicação e compromisso pessoal com a profissão, preocupações docentes e fatores de mudança. Os resultados revelam a presença de perfis de orientação pedagógica distintos, sendo que um grupo evidencia um estádio de desenvolvimento profissional mais inicial, com preocupações essencialmente centradas em si e na proficiência científica; outro, com maior grau de desenvolvimento, orienta-se hegemonicamente para o aluno e para a aprendizagem; e ainda um outro sem foco dominante, aparentemente reunindo docentes dominados pelas exigências da carreira, particularmente com as imposições na vertente de investigação e produção científica.

Keywords : Desenvolvimento profissional docente; Orientação pedagógica; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )