SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Investigaciones sobre los efectos de la neoliberalización de la educación superior pública en América Latina1Retextualização do texto literário de divulgação científica A Tabela Periódica no ensino de Química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

ALMEIDA, Marta. Fatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e220814.  Epub 10-Mar-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147220814.

O artigo centra-se no estudo dos processos de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior, em particular no que diz respeito à vertente de ensino. Visando a captar diferentes perfis de orientação pedagógica num grupo de docentes de três escolas superiores de educação da zona geográfica de Lisboa e Vale do Tejo em Portugal e, simultaneamente, perceber que fatores (endógenos e exógenos) contribuem para um maior afastamento ou uma maior aproximação a um perfil pedagógico orientado para a aprendizagem, a pesquisa partiu de entrevistas e de revisão bibliográfica para construir um questionário com três escalas, a saber: níveis de implicação e compromisso pessoal com a profissão, preocupações docentes e fatores de mudança. Os resultados revelam a presença de perfis de orientação pedagógica distintos, sendo que um grupo evidencia um estádio de desenvolvimento profissional mais inicial, com preocupações essencialmente centradas em si e na proficiência científica; outro, com maior grau de desenvolvimento, orienta-se hegemonicamente para o aluno e para a aprendizagem; e ainda um outro sem foco dominante, aparentemente reunindo docentes dominados pelas exigências da carreira, particularmente com as imposições na vertente de investigação e produção científica.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional docente; Orientação pedagógica; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )