SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teachingThe constitution of a new indigenous social subject: Guarani people, formal education and intercultural capital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SILVA, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues  and  SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e227768.  Epub Mar 10, 2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147227768.

A ampliação dos encargos subnacionais com a educação básica interroga o protagonismo do poder local desde os anos de 1990. A educação de jovens e adultos (EJA) insere-se na agenda dos compromissos municipais e desperta a atenção quanto às formas de atendimento que têm sido realizadas a fim de se cumprir com o direito de todos à educação. O artigo apresenta dados da investigação que se preocupou em mapear e compreender ofertas educativas a jovens e adultos empreendidas por dez municípios mineiros. A investigação quanti-qualitativa produziu dados a partir de reuniões com gestores de EJA, seminários de pesquisa, acompanhamento em sala de aula, entrevistas com gestores, professores e alunos, os quais dialogam com a literatura da área do pós Constituição Federal de 1988. A análise dos dados à luz das convergências e das singularidades destaca a afirmativa recorrente de que “A EJA vai acabar” e ressonâncias da frase “Caí na EJA” advindas dos colaboradores da pesquisa. Há reconhecimento por parte dos gestores de que a Educação de Jovens e Adultos tem características próprias. Constata-se que somente esse reconhecimento não tem sido suficiente para amparar uma proposta de EJA, que atenda ao provimento de vaga de educador por meio do concurso público e à formação continuada voltada para as especificidades de jovens, adultos e idosos. Ao final, encaminha recomendações a partir das implicações ao perfil do professor como um profissional que afirma poder: “se jogar na EJA”.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Especificidades; Poder Local; Formação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )