SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47A evasão na educação superior: definições e trajetóriasQuestões de gênero em Platão e Eurípedes: corpos antigos e gender performativity índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

GISLOTI, Laura Jane; SANTOS, Dalva Melo dos; SANTOS, Cíntia Melo dos  e  SILVA, Sandra Procópio da. Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e222383.  Epub 05-Abr-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222383.

O presente estudo teve por objetivo reunir antecedentes, motivações e percepções das futuras professoras formadas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a partir do ingresso no curso. A partir de instrumentos de pesquisa misto de caráter quantitativo e qualitativo (questionário estruturado com questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada) e da análise de conteúdo dos discursos obtidos, discutimos e refletimos a respeito de duas dimensões fundamentais: o perfil das mulheres estudantes que buscam a Educação do Campo e a percepção delas a respeito do impacto em suas vidas após o ingresso na universidade. O perfil das mulheres é de idade inferior a 28 anos, moradoras do campo, solteiras e sem filhos. Cursaram o ensino médio em escolas do campo e encontraram na LEDUC a possibilidade de ingresso no ensino superior devido a vários fatores, dentre eles, o método da Pedagogia da Alternância, no qual se alterna o processo de ensino-aprendizagem entre o tempo-universidade e o tempo-comunidade, possibilitando, assim, que estudem de acordo com suas condições objetivas. Tais mulheres ainda não estão inseridas profissionalmente nas escolas do campo, se identificam como estudantes, enfrentaram desafios relacionados a questões de gênero e acreditam que o curso propiciou uma mudança na relação com a vida no campo, profissional (35%), doméstica (31%) e socialmente (30%). Refletimos que a inserção dessas mulheres no curso favorece a tomada de outros papéis sociais fazendo com que se reconheçam como sujeitas atuantes na construção da Educação do Campo, na universidade e em suas comunidades, a partir da valorização de seu modo de vida e dos saberes associados, além de contribuir com a transformação da cultura patriarcal tão presente na cultura do campesinato.

Palavras-chave : Camponesas; Estudantes; Mulheres do campo; Perfil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )