SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47O debate sobre a democratização da educação pública e a tese da gestão democrática radical da escolaAs políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SILVA, Obdália Santana Ferraz; ANECLETO, Úrsula Cunha  e  SANTOS, Sirlaine Pereira Nascimento dos. Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e221083.  Epub 16-Abr-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147221083.

Este estudo tem como objetivo discutir a formação docente, no âmbito da Educação Básica, criando espaço para que os professores (re)pensem e (res)signifiquem suas práticas pedagógicas, tendo em vista o atual contexto sociocultural, a exigir desses profissionais que se apropriem da diversidade de linguagens, culturas e hipermídias que constituem os multiletramentos. Trata-se de um projeto guarda-chuva que articula diferentes projetos (stricto sensu), desenvolvidos em programas de Pós-Graduação de uma universidade pública, que trazem ao debate temáticas como diversidade cultural, multimodalidade, multissemiose, convergência digital, articulação entre ensino, aprendizagem e pesquisa, no âmbito da formação docente. Nesse contexto, a questão central deste estudo traduz-se da seguinte forma: como os professores têm se preparado para trabalhar os diferentes tipos de letramentos existentes, inclusive, os que envolvem as tecnologias digitais, relacionados às demandas e desafios propostos pelos (multi)letramentos? Como metodologia, optou-se pela pesquisa-formação, colaborativa, materializada por encontros formativos organizados sob a forma de sessões reflexivas. Resultados de pesquisas realizadas entre 2017 e 2018 levam à conclusão de que os projetos e políticas públicas voltados à formação de professor precisarão, diante das transformações advindas da cultura digital e dos multiletramentos, pensar a formação docente e as práticas pedagógicas, a partir de uma concepção de ensino que, efetivamente, estabeleça relação entre o conhecimento e a vida cotidiana do estudante; entre os processos de desenvolvimento humano e as possibilidades de aprendizagem oferecidas pelas agências da cultura letrada, considerando as orientações de inclusão da diversidade como princípio básico da cidadania.

Palavras-chave : Formação docente; Letramentos; Multiletramentos; Pesquisa-formação; Cultura digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )