SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Uma análise da antropologia da educação nas Reuniões Brasileiras de Antropologia (2000-2020)Alumnado (a)normal y marginalidad en la enseñanza media chilena: qué dice el profesorado1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

CASSANI, Juliana Martins; FERREIRA NETO, Amarílio  e  SANTOS, Wagner dos. Perfis editoriais e a construção de significados em impressos da educação física (1932-1960). Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e225178.  Epub 25-Maio-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147225178.

A pesquisa possui como objetivo compreender as estratégias utilizadas pelos editores para constituir a imprensa periódica de ensino e de técnicas como meio de divulgação e convencimento do professorado, no que se refere à incorporação da educação física nos currículos escolares. Possui como fontes os editoriais de cinco revistas publicadas entre 1932 e 1960, caracterizadas por oferecer orientações didático-pedagógicas àqueles que atuariam com o ensino da educação física. O estudo utiliza como pressupostos teórico-metodológicos os conceitos de lutas de representações, estratégias, táticas e a perspectiva de análise dos impressos. A interpretação das fontes acena para as disputas e as negociações entre os editores dos periódicos, especialmente entre grupos de articulistas civis e militares, o que favoreceu a publicação de orientações didático-pedagógicas fundamentadas em uma diversidade de métodos e exercícios. Em um cenário de consolidação de políticas educacionais, determinadas revistas se preocuparam em unificar o ensino da educação física, em um movimento que reconhecia as bases teóricas e as orientações didáticas já produzidas pela área. A análise evidencia que os periódicos cumpriram com a sua finalidade, qual seja, contribuir com o processo de escolarização da educação física, na medida em que houve o fortalecimento da atuação profissional, por meio da formação de professores em nível superior, no âmbito civil. Esse modo de organização da área permitiu a elaboração de um impresso cujas características levaram à transição de uma imprensa dedicada ao ensino e à técnica para aquela dedicada à pesquisa, oferecendo as bases para o periodismo científico da educação física.

Palavras-chave : Historiografia; Imprensa periódica; Periódicos educacionais; Editores; Educação física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )