SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Percepção discente sobre cursos de graduação em Ciências Agrárias e Humanidades da UNESPMeio ambiente como um valor cosmopolita: uma análise sócio-histórica comparada no currículo escolar de biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

O, Jorge Ramos do. Pedagogia do seminário universitário: proveniência histórica e tradução contemporânea. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e229256.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147229256.

O artigo centra-se no seminário universitário, criado na Alemanha do século XVIII e que veio a afirmar como o instrumento pedagógico por excelência capaz de operar uma articulação objetiva entre investigação e ensino, possibilitando, desse modo, a emergência e afirmação da figura do pesquisador moderno e contemporâneo. Procura dar uma contribuição, tanto teórica quanto prática, para uma discussão, sempre por concluir, acerca da pedagogia da criação científica. O texto divide-se em duas partes: uma inicial, que procura capturar a essência do seminário; e uma subsequente, na qual se apresenta uma experiência de seminário em curso na atualidade. O artigo procura, em uma palavra, identificar a pedagogia do seminário, ontem e hoje, como consubstanciando uma espiral aventurosa em que o estar-a-ser-junto acadêmico se liga intrinsecamente à construção de um pensamento inventivo. É assim desenvolvida uma metodologia que procura superar o tempo e a distância. Insiste, por um lado, na importância da troca da palavra oral entre alunos e professores; e, por outro, no trabalho, lento e sistemático, de apropriação intertextual. São essas duas grandes operações que aproximam todos os que, ontem e hoje, se identificam com uma pedagogia da criação escrita e procuram refletir sobre ela no interior da universidade.

Palavras-chave : Pedagogia do seminário; Universidade da investigação; Escrita acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )