SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Expansão escolar pública e privada na periferia de São Paulo (1900-1964)Filosofia nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no Enem: lacunas temporais e conceituais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

ANDRE, Ernesto Barros. O que dizem os alunos sobre os conflitos decorrentes de sua relação com os professores. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e231789.  Epub 16-Jun-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147231789.

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os conflitos decorrentes da relação professor-aluno, vistos na ótica dos discentes. A mesma foi realizada numa escola secundária de Angola. Nele se pretendeu escrutinar as causas e os tipos de situações resultantes do relacionamento em sala de aula entre o docente e o discente. Na prossecução dos objetivos, aplicou-se a metodologia qualitativa. Foram realizadas entrevistas grupais semiestruturadas com a participação de 129 alunos, cujos dados foram analisados através do método de análise de conteúdo com a aplicação do software maxqda versão 12. Os resultados foram organizados em torno de três temas: concepção de conflitos por parte dos alunos, situações conducentes aos conflitos e/ou situações de conflitos, e tipos de conflitos. Na perspectiva dos alunos daquela escola, a pesquisa demonstrou que os conflitos mais relevantes da relação professor-aluno relacionam-se com o desrespeito das normas ético-deontológicas por parte dos docentes e de manifestação de atitudes e comportamentos indecorosos tanto da parte dos alunos como da parte dos professores consubstanciados no assédio sexual, no suborno e tantos outros, provocando, desta feita, agressões verbais e físicas, vingança, rancor e ódio assim como outros tipos de males que “envenenam” a relação professor-aluno. Sendo um estudo de caso ocorrido num estabelecimento escolar do ensino público, trabalhos semelhantes deverão enfocar em mais centros com o objetivo único de aferir ou comparar os resultados com vistas à sua generalização nessa região.

Palavras-chave : Conflitos; Relação professor-aluno; Angola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )