SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Mulheres, mulheres negras e configurações étnico-raciais na Escola Normal de Caetité, Bahia (1898-1943)“Quem quer saber de professor?”: percepção docente sobre a municipalização do ensino em Porto Velho/RO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MELLO, Marcela Tavares de  e  RODRIGUES, Jéssica do Nascimento. Apreciações valorativas de estudantes de mestrado sobre o ensino da leitura e da escrita. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e233998.  Epub 23-Jun-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147233998.

Este artigo apresenta reflexões acerca dos letramentos acadêmicos, compreendidos como práticas sociais, formas de ser, ouvir, escrever, ler, agir, interagir, acreditar, valorizar, sentir, usar recursos, ferramentas e tecnologias capazes de ativar e desenvolver a identidade própria da esfera acadêmica (FISCHER, 2007). Em uma abordagem qualitativo-interpretativista, busca analisar as apreciações valorativas que estudantes do curso de Mestrado em Comunicação e Sociedade de uma universidade pública desenvolvem a respeito do ensino da leitura e da escrita na esfera acadêmica, tendo em vista os expedientes pedagógicos adotados pelo professor universitário. Como evidências empíricas, utiliza excertos de relatos produzidos em entrevistas coletivas realizadas em 2019, em que os sujeitos revelam suas experiências relacionadas às práticas leitoras e escriturais dos gêneros discursivos acadêmicos. Com base nos dados gerados, é possível afirmar que, tendo em vista a existência de práticas pedagógicas que orientam a compreensão dos gêneros discursivos, as apreciações valorativas enunciadas indicam satisfação e contentamento na leitura dos textos. Em contrapartida, em se tratando da escrita, as apreciações valorativas sinalizam descontentamento e desagrado, em razão da ausência de encaminhamentos pedagógicos, e necessidade de formação contínua dos docentes universitários que: a) solicitam a produção de textos apenas para fins de avaliação; e b) não apresentam informações suficientes sobre o gênero discursivo em que a produção solicitada deva se materializar. Os resultados sugerem a necessidade da institucionalização das atividades de ensino da leitura e da escrita não só nos cursos de graduação, mas também nos de pós-graduação, considerando a natureza dialógica, situada e ininterrupta dos processos de letramento nessa esfera discursiva.

Palavras-chave : Letramentos acadêmicos; Esfera acadêmica; Ensino; Gêneros discursivos; Pós-graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )