SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Evaluative appraisal by master’s students on the teaching of reading and writingThe role of informal (adult) education in the promotion of successful ageing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

OLIVEIRA, Eudeir Barbosa de  and  ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. “Quem quer saber de professor?”: percepção docente sobre a municipalização do ensino em Porto Velho/RO. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e233168.  Epub July 07, 2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147233168.

A municipalização do ensino fundamental decorrente da divisão de responsabilidades entre União, estados e municípios foi realizada temporal e processualmente de formas muito distintas nos diferentes municípios brasileiros. O artigo apresenta resultados de pesquisa que analisou a última etapa do processo de municipalização, que se caracterizou pela transferência de escolas da rede estadual para o Município de Porto Velho-RO, incluindo-se os docentes que, contratados pela rede estadual, passaram a ser geridos pela rede municipal. A pesquisa teve por objetivo analisar as percepções das professoras acerca do processo de municipalização do ensino e suas implicações sobre a carreira e o trabalho docente. Participaram da pesquisa 15 professoras das seis escolas da rede estadual que foram transferidas para o Município. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, anotações em diário de campo e análise dos documentos que regulamentam a municipalização. Os resultados indicam que, embora os discursos oficiais atribuam aos professores o papel de protagonistas nos processos educacionais, na concepção e implementação dessas mudanças, em Porto Velho/RO, não houve envolvimento docente, e os espaços de participação nas escolas não se constituíram em contextos capazes de contribuir para a formação democrática. De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, a ausência de espaços de apropriação da realidade histórica e política interfere na constituição da consciência crítica e altera a essência do trabalho docente, favorecendo a condição de alienação. É o que se observou no contexto analisado.

Keywords : Municipalização; Trabalho docente; Participação; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )