SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Textbooks and national Catholicism in the dictatorships of Salazar and FrancoReflections on teaching practice in high school physical education classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

LARENAS, Claudio Díaz; BOERO, Nicolás Acuña; RODRIGUEZ, Barbara Ravanal  and  SANCHEZ, Ignacio Riffo. Avaliação em língua inglesa: revelando opiniões de alunos e pais. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e226529.  Epub July 30, 2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147226529.

O presente estudo analisa as percepções de alunos e pais chilenos sobre avaliação da língua inglesa. Trezentos e cinquenta e dois alunos de 2° ano do ensino medio no Chile foram pesquisados usando o inventário das tarefas de avaliação, a escala do entorno de avaliação percebida na aula e o teste de escala de ansiedade para medir suas percepções sobre a avaliação na disciplica de língua inglesa. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada para capturar as percepções de setenta e quatro pais sobre o inglês e a maneira como seus filhos são avaliados na disciplina. Os dados quantitativos foram analisados pelo Coeficiente de Correlação de Pearson para medir a força do relacionamento dos escores nas três escalas, e os dados qualitativos foram categorizados por meio da análise de conteúdo e frequência. Os resultados sugerem que as subescalas das três pesquisas mantêm relações estatisticamente significativas e os alunos sentem que um ambiente de avaliação orientado à aprendizagem é mais benéfico para eles do que um orientado ao desempenho. O primeiro é um tipo de ambiente que favorece a aprendizagem e o domínio dos materiais de parte dos alunos, enquanto o segundo é um tipo de ambiente alinhado às práticas de avaliação em sala de aula que enfatizam a importância das qualificações sobre o aprendizado. Os resultados qualitativos também sugerem que os pais têm uma percepção positiva do idioma inglês e acreditam que é útil para a vida de seus filhos, embora eles mesmos possam achar difícil o aprendizado do idioma.

Keywords : Avaliação; Ansiedade; Percepções; Pais; Alunos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )