SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Pedagogical resilience: riverside schools in the face of drought and floods in the Amazon RiverSurvival of gender stereotypes in the images of Spanish music textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

DOMINGUES, Ivo  and  COSTA, Maria José. Investigação científica da governança da educação: tendências empíricas e teóricas. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e231372.  Epub Aug 04, 2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147231372.

Este estudo analisa literatura sobre governança escolar editada em periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificadas com o indicativo da qualidade ‘A1’. Enquadra-se na sociologia das organizações educativas e tem natureza exploratória, aproximando-se da forma de meta-análise. Oferece uma análise objetiva da literatura científica produzida sobre este tópico. Esta análise caracteriza a literatura editada em português, de autores lusófonos e não lusófonos, quanto aos objetivos científicos, à natureza e orientação teórica, à composição dos quadros teóricos de análise, bem como à estratégia de investigação. Para construir sentido analítico sobre as conclusões e propor uma explicação sociológica, foram usados os conceitos de reificação, afinidade eletiva, neutralidade axiológica e habitus científico. Este artigo tem impactos teóricos, na medida em que sublinha a natureza reducionista da investigação realizada, e práticos, na medida em que propõe reconceptualização do objeto empírico. A análise produzida permite caracterizar esta literatura como sendo ambivalente, porque é conservadora nos processos científicos e crítica no objeto científico, não filiável em paradigmas de análise científica, orientada mais para a dedução teórica do que para a indução empírica, privilegia o nível macro face aos níveis meso e micro, adota métodos de pesquisa empírica insuficientemente controlados, revela tendência teórica reificadora, é afetada por afinidades eletivas e desafia a neutralidade axiológica. Por fim, questiona-se a importância e utilidade da ciência para a compreensão e transformação da governança educacional.

Keywords : Gerencialismo; Governança; Método; Reducionismo teórico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )