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Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

DOMINGUES, Ivo  e  COSTA, Maria José. Investigação científica da governança da educação: tendências empíricas e teóricas. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e231372.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147231372.

Este estudo analisa literatura sobre governança escolar editada em periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificadas com o indicativo da qualidade ‘A1’. Enquadra-se na sociologia das organizações educativas e tem natureza exploratória, aproximando-se da forma de meta-análise. Oferece uma análise objetiva da literatura científica produzida sobre este tópico. Esta análise caracteriza a literatura editada em português, de autores lusófonos e não lusófonos, quanto aos objetivos científicos, à natureza e orientação teórica, à composição dos quadros teóricos de análise, bem como à estratégia de investigação. Para construir sentido analítico sobre as conclusões e propor uma explicação sociológica, foram usados os conceitos de reificação, afinidade eletiva, neutralidade axiológica e habitus científico. Este artigo tem impactos teóricos, na medida em que sublinha a natureza reducionista da investigação realizada, e práticos, na medida em que propõe reconceptualização do objeto empírico. A análise produzida permite caracterizar esta literatura como sendo ambivalente, porque é conservadora nos processos científicos e crítica no objeto científico, não filiável em paradigmas de análise científica, orientada mais para a dedução teórica do que para a indução empírica, privilegia o nível macro face aos níveis meso e micro, adota métodos de pesquisa empírica insuficientemente controlados, revela tendência teórica reificadora, é afetada por afinidades eletivas e desafia a neutralidade axiológica. Por fim, questiona-se a importância e utilidade da ciência para a compreensão e transformação da governança educacional.

Palavras-chave : Gerencialismo; Governança; Método; Reducionismo teórico.

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