SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Pedagogical practice, metacognition, and reading comprehension in a foreign language: a systematic review from a deductive approachVariables influencing the elementary education IDEB in public municipal networks of São Paulo in 2017 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

LEITE, Luciana Rodrigues; VERDE, Ana Paula dos Santos Reinaldo; OLIVEIRA, Francisco das Chagas Rodrigues de  and  NUNES, João Batista Carvalho. Abordagem mista em teses de um programa de pós-graduação em educação: análise à luz de Creswell. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e243789.  Epub Sep 20, 2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147243789.

A pesquisa de métodos mistos engloba a associação entre procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas e qualitativas. Nos últimos anos ocorreu um aumento vertiginoso no uso da abordagem mista, sobretudo na literatura internacional. Este ensaio incide sobre o uso do método misto na pesquisa em educação, no Brasil, com fundamento na seguinte questão norteadora: “em que medida a abordagem mista de pesquisa está inserida, no Brasil, em programas de pós-graduação da área de educação (PPGEs), considerados de desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência?”. Desenvolveu-se, portanto, pesquisa documental, na qual foram mapeadas e analisadas teses de um programa de pós-graduação, nota sete, de acordo com avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2013 a 2018. Os estudos de John Creswell forneceram a base teórica e os critérios de análise das teses selecionadas. As buscas foram realizadas na Plataforma Sucupira e, dentre as 104 teses identificadas como pertencentes ao PPGE em foco, no referido período, 11 (10,6%) foram identificadas como concernentes ao contexto das investigações do tipo mistas. Considera-se que há, em maior e menor grau, a percepção do uso potencial de um projeto de método misto nas teses analisadas, com evolução temporal na melhoria dessa percepção, pois teses mais recentes apontam justificativas mais claras para a integração quali-quantitativa. Identificou-se também evolução teórica e metodológica; todavia, há necessidade de os pesquisadores do referido programa buscarem referências mais atuais no tocante aos estudos do tipo misto.

Keywords : Abordagem mista; Pesquisa em educação; Pós-graduação em educação; Teses.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )