SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Práctica pedagógica, metacognición y comprensión lectora en lengua extranjera: una revisión sistemática desde un enfoque deductivoVariáveis que influenciaram o IDEB do ensino fundamental das redes públicas municipais paulistas em 2017 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

LEITE, Luciana Rodrigues; VERDE, Ana Paula dos Santos Reinaldo; OLIVEIRA, Francisco das Chagas Rodrigues de  e  NUNES, João Batista Carvalho. Abordagem mista em teses de um programa de pós-graduação em educação: análise à luz de Creswell. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e243789.  Epub 20-Set-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147243789.

A pesquisa de métodos mistos engloba a associação entre procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas e qualitativas. Nos últimos anos ocorreu um aumento vertiginoso no uso da abordagem mista, sobretudo na literatura internacional. Este ensaio incide sobre o uso do método misto na pesquisa em educação, no Brasil, com fundamento na seguinte questão norteadora: “em que medida a abordagem mista de pesquisa está inserida, no Brasil, em programas de pós-graduação da área de educação (PPGEs), considerados de desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência?”. Desenvolveu-se, portanto, pesquisa documental, na qual foram mapeadas e analisadas teses de um programa de pós-graduação, nota sete, de acordo com avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2013 a 2018. Os estudos de John Creswell forneceram a base teórica e os critérios de análise das teses selecionadas. As buscas foram realizadas na Plataforma Sucupira e, dentre as 104 teses identificadas como pertencentes ao PPGE em foco, no referido período, 11 (10,6%) foram identificadas como concernentes ao contexto das investigações do tipo mistas. Considera-se que há, em maior e menor grau, a percepção do uso potencial de um projeto de método misto nas teses analisadas, com evolução temporal na melhoria dessa percepção, pois teses mais recentes apontam justificativas mais claras para a integração quali-quantitativa. Identificou-se também evolução teórica e metodológica; todavia, há necessidade de os pesquisadores do referido programa buscarem referências mais atuais no tocante aos estudos do tipo misto.

Palavras-chave : Abordagem mista; Pesquisa em educação; Pós-graduação em educação; Teses.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )