SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Educação na aldeia e escola indígena de Muã Mimatxi: o tehêy de pescaria de conhecimentoA imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio na dimensão pedagógica do Cinema Negro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

XAVIER, Libania. A docência entre o ideal republicano e as violências do cotidiano. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e236303.  Epub 26-Nov-2021. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147236303.

O artigo é fruto de pesquisa em curso e tem como base um conjunto de depoimentos de professoras e diretoras atuantes em escolas públicas do Rio de Janeiro, localizadas em territórios conflagrados por conflitos armados. Este estudo está dividido em quatro tópicos. O primeiro apresenta o universo pesquisado e o segundo, observa como jovens professoras percebem o seu papel profissional e se comportam diante das explosões de violência em que, muitas vezes, se veem envolvidas. O terceiro tópico analisa os depoimentos de professoras que exerceram cargos de direção, perscrutando os modos de lidar com a violência em seu cotidiano, e o quarto tópico aborda as percepções partilhadas pelas professoras sobre a relevância de seu trabalho, indicando que o ideal da educação pública-republicana ainda se impõe no interior de suas escolas. O enfoque escolhido foi as táticas que elas articulam em situações de violência, em vista de suas experiências pregressas e das expectativas que nutrem em relação ao seu futuro. Para tanto, elegeram-se duas questões que orientam as análises apresentadas, a saber: que razões motivaram as professoras a permanecerem nas escolas localizadas em territórios conflagrados, apesar dos riscos? Que argumentos ancoram tal decisão? Por meio delas, é possível perceber os processos pelos quais essas professoras produzem uma cultura profissional própria, na interseção entre as narrativas que elas constroem sobre sua trajetória profissional e o projeto de construção democrática que, historicamente, tem dado sentido à escola pública.

Palavras-chave : História da educação; Profissão docente; Construção democrática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )